ADVOGADO CRIMINALISTA RJ

O QUE FAZ UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

o que faz um advogado criminalista

O QUE FAZ UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

Em muitos casos o Advogado Criminalista é mal visto por uma parte da sociedade, pois não conseguem entender a necessidade deste profissional dentro do cotejo jurídico Brasileiro, e por isso a necessidade de entender o que faz um advogado criminalista.

Sendo que este mal entendido, dever ser superado, pois não se trata de querer apenas ganhar dinheiro, ou de se ser defensor de bandidos, e muito menos de ser bandido também, como veremos a seguir.

DIREITO A DEFESA

O que faz um advogado criminalista? No sistema Constitucional Brasileiro, está previsto o contraditório, e a ampla defesa, sem os quais, ninguém pode ser condenado, e mais que isso, se não existir defensor, ou seja, o advogado criminal, não há sequer processo penal. 

Dentro deste aspecto, mesmo que o acusado não tenha um advogado criminal particular, ele terá um defensor público, que por presunção, este último está sendo assalariado por toda a sociedade, através do pagamento de seus tributos diários. 

Na Constituição Federal também está previsto que o advogado é indispensável a administração da justiça.

MAIS DETALHES

Qualquer um pode se ver na posição de vítima de um delito, é muito mais fácil que o contrário. Contudo, ninguém está excluído da possibilidade de ser acusado justa, ou injustamente do cometimento de um crime, seja na forma culposa, ou dolosa.

Verdade é, que todos merecem e devem ser defendidos, pois o culpado merece uma pena justa, bem como o inocente merece ser absolvido, e em ambas as situações, a atuação da defesa do acusado é imprescindível.

DEFENSOR – ADVOGADO CRIMINAL

Na prática, este é o único profissional que irá procurar produzir provas que beneficiem o réu, ou mesmo irá buscar apontar as fragilidades das provas produzidas contra ele, bem como, impugnar, caso alguma tenha sido produzida de forma ilegal, isso demonstra a importancia da advocacia criminal.

Cabe ainda aos profissionais da advocacia criminal, pugnar pelo relaxamento de prisões ilegais, e ou arbitrárias, bem como requerer a revogação de prisões que não possuem os requisitos inseridos na legislação, e assim, sendo desnecessárias. 

No mesmo sentido, a Lei Penal, determina que o acusado precisa ser processado e julgado em tempo hábil, contudo, por muitas vezes, o que se vê, são pessoas que ficam presas muito mais tempo que devido, sem uma sentença condenatória.

É nesse momento que um defensor privado ou público, exerce o seu múnus, no sentido de levar ao conhecimento do judiciário de forma impar o caso concreto, para que o mesmo seja julgado o mais breve possível, ou posto em liberdade na conformidade da lei. 

ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO

O que faz um advogado criminalista? Em outra esteira, o Escritório Criminal, ou advogado Criminal, também pode atuar na acusação, conforme preceitua os artigos 268 a 273 do CPP, na figura do assistente de acusação, em favor da vítima, procurando complementar a acusação realizada pelo Ministério público. 

E ainda, auxiliar nos crimes de menor potencial ofensivo, junto ao Jecrim, elaborando queixa-crime, e ou, peticionando pela representação penal do acusado, caso necessário.

DEDICAÇÃO

Aliado a tudo que foi exposto acima, o advogado criminalista como qualquer outro advogado de área diversa, tem que no mínimo estudar durante cinco anos, após, passar no exame da OAB, e por fim, buscar cursos de especialização. No caso do criminal, este geralmente atua como advogado criminalista 24h, principalmente em caso de prisões em flagrante.

Especializações como Pós Graduação, Mestrado, Doutorado e outros, com o fito de sempre se aperfeiçoar, e assim, aplicar a melhor tese de defesa jurídica para cada caso.

A função do mesmo não é apenas uma profissão, mais um exercício de amor, sentimento esse, que ameniza as muitas vezes que se faz necessário no seu cotidiano deixar a família, lazer, final de semana, noites e feriados de lado, e sair de forma urgente para exercer seu múnus em favor de um cidadão do povo. 

O que faz um advogado criminalista? Cabe aqui por fim esclarecer, que depois da vida, a liberdade é o segundo maior (bem) que nós possuímos, e é para isso que trabalhamos.

De forma singela, não tão culta, mas simples, para um fácil entendimento, este é um breve resumo da atividade e do sentimento de um advogado criminalista no exercício dessa atividade tão maravilhosa que é a advocacia criminal rj.