advogado criminalista

O QUE ESTUDA UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

O QUE ESTUDA UM ADVOGADO CRIMINALISTA?

Tentaremos expor neste conteúdo informações relevantes para aqueles que pretendem iniciar pela senda da advocacia criminal, sendo, contudo, inerente ao que estuda um bom advogado criminalista.

Evidente que em se tratando de área especifica, é fundamental o estudo do direito penal, processo penal, e execução penal, porque são essas disciplinas que serão aplicadas no seu dia a dia, durante toda a sua atuação profissional.  

Outrossim, durante todo o período de labuta jurídica, o advogado criminalista deve buscar por especializações, a exemplo de Pós-Graduações, seja lato Sensu ou Stricto sensu, Doutorado e etc.

Além das especializações especificas na área Penal, será necessário estudar outros ramos do direito, de forma a complementar determinadas matérias.

A exemplo de crimes contra o meio ambiente, crimes contra licitações, crimes tributários, onde será obrigatório o conhecimento da legislação pertinente.

Outro ponto que precisa ser exercitado através do conhecimento, será o aprendizado da sociologia, da filosofia, bem como da criminologia.

Isso, pois no labor do advogado criminal, o mesmo é exposto a diversas situações jurídicas, onde a posição humana e filosófica acaba se sobrepondo a meras questões legais e aplicação de artigos inseridos na legislação penal. 

Com a aquisição dos conhecimentos apontados neste parágrafo, o profissional deixará de ser apenas um reprodutor mecânico, e terá a capacidade de ser um competente formador de opinião e referência de inovação no âmbito jurídico.

Gestão

Observando o cotidiano da profissão, e ainda pensando nos tempos de graduação, o que se observa é que certas coisas não aprendemos na faculdade. 

Existem colegas com muito conhecimento jurídico, mas que não sabe gerir sua profissão, e acaba que não conseguem se manter no mercado de forma digna, e por muitas das vezes adentram por outros searas. 

Isso nos mostra a necessidade de buscar conhecimento sobre outros fatores extrajurídicos, e neste liame como ponto inicial, aprender sobre gestão do escritório criminal e marketing, contudo, sem desrespeitar o Código de ética do OAB. 

Ao se estudar marketing por exemplo, veremos que respeitando a legislação, é possível a elaboração de conteúdos jurídicos informativos, artigos, livros, vídeos, e assim se tornar uma autoridade jurídica, através do conhecimento e do saber, e por fim, demonstrando ser um profissional capacitado.

No que tange a gestão, ainda existe o fator pessoas, pois nem todo mundo saber gerir seu pessoal, e é importante obter esse conhecimento para conseguir extrair o máximo deles, e ao mesmo tempo mantê-los motivados. 

Na mesma senda, é importante estudar sobre finanças, muitos escritórios estão fechando por falta de administração, a parte financeira e contábil do escritório não pode ser deixada de lado. 

Mesmo que você advogado não seja o responsável direto por realizar essas tarefas, é seu dever ter o conhecimento mínimo, para pelo menos fiscalizar se estão sendo elaboradas de forma correta.

Tempo para Inovar

Outro ponto importante, é o fato de que muitas vezes nos pegamos trabalhando cada vez mais, horas e horas a fio, com o intuito de fazer com que nossa renda aumente. 

Todavia, é equivocamente que pensamos assim, já que o binômio, quanto mais horas de trabalho, mais honorários não é regra. 

Agindo assim, de forma individual podemos obter resultados, sendo que eles serão limitados a quantidade de dias e horas existentes, fora a fadiga, o cansaço, e o peso da idade que sempre chega. 

Por isso, parar um pouco, pensar e trabalhar de forma inteligente, pensando em soluções macro, gerindo melhor idéias, novas rotinas, ampliando as regiões de atuação, bem como ampliação de pessoal, pode ser mais benéfico do que apenas trabalhar horas a fio.

Frisa-se, não é apenas parar de trabalhar um certo tempo, mas sim, abrir mão de um pouco de trabalho duro e de transpiração, em troca de um tempo de criação e de fluir de planos e idéias. Um bom livro é “Quem Pensa Enriquece”, de Napoleon Hill.

Em nenhum momento esperei esgotar este tema, mas espero ter ajudado.

Marcelo Vasconcelos.


advocacia criminal rj

ADVOGADO CRIMINALISTA

MARCELO VASCONCELOS © Copyright 2021 

DIREITOS RESERVADOS